A submissão de trabalhos para avaliação pelo comitê científico é feita integralmente pela plataforma de submissão online, que pode ser acessada após a realização do cadastro no site do evento. Mas antes de inscrever seu trabalho você precisa conhecer as normas e regras de formatação exigidas pelo comitê científico do evento e seguir o padrão do template fornecido, de acordo com a modalidade pretendida.
O trabalho deve ser enviado na forma de artigo completo (sem identificação dos autores). Após a aceitação do trabalho, solicitamos que os autores reenviem o trabalho, desta vez com a identificação dos autores, utilizando o botão 'Enviar Trabalho Completo'. Este arquivo com identificação será o utilizado para a publicação nos Anais. A proposta de artigo deve obedecer às diretrizes apresentadas neste modelo e ser submetida na plataforma de submissão online em formato pdf.
Cada artigo será avaliado por no mínimo dois pareceristas e, quando necessário, por um terceiro. A avaliação dos artigos são as cegas, por isso, o envio dos trabalhos deve seguir este modelo e deve ser enviado sem qualquer identificação do/s autor/es(as) em nenhuma parte do artigo, quer seja, nas notas, referências, legendas ou no corpo principal do artigo. Após o trabalho ser aceito, o(a) autor(a) deverá enviar o arquivo com identificação do/s autor/es/as.
O 7º CIAP está organizado prevendo a seleção para a apresentação PRESENCIAL de trabalhos que serão incluídos nos anais do evento. A lista dos artigos aprovados estará disponível no site do evento conforme cronograma informado. Existem duas possibilidades de comunicação:
Artigo acadêmico científico: nesta categoria serão aceitas propostas resultantes de pesquisas científicas. Devem conter: introdução, fundamentação teórica, estratégias metodológicas, resultados da pesquisa, discussão, considerações finais e referências.
Artigo sobre trabalhos prático/profissionais: esta categoria envolve a apresentação do resultado de trabalhos técnicos, projetuais, de gestão ou planejamento, realizados durante a atuação profissional do proponente ou como Trabalho Final de Graduação ou de Mestrado Profissional. O artigo deve apresentar o embasamento teórico/metodológico que contribuiu no desenvolvimento da proposta, o contexto de realização e a proposta em si. Devem conter: introdução, contexto e apresentação do trabalho e considerações finais, além de referências, quando for o caso.
Para que os artigos sejam apresentados no evento e publicados nos Anais do 7º CIAP, ao menos o autor principal (a pessoa que submeteu o trabalho) deve realizar o pagamento da inscrição até a data limite de pagamento do primeiro lote. Cada inscrição sustentará a publicação de até 2 trabalhos, sejam eles artigos ou vídeos. Todos que participarem presencialmente do evento deverão pagar inscrição.
Cada trabalho poderá ter, além do autor principal, no máximo, TRÊS coautores (as). Em caráter excepcional e mediante o envio prévio de mensagem justificativa encaminhada à Comissão Científica pela plataforma de submissão online, poderá ser aceita a inscrição de resumos escritos por mais autoras(es).
Serão aceitos para avaliação trabalhos em português, espanhol e inglês.
Para maiores informações, entrar em contato através da plataforma de submissão online.
FORMATAÇÃO A SER UTILIZADA:
Os títulos devem ser escritos em fonte Calibri, corpo 12 (doze), espaçamento entre linhas 1,5 e espaçamento entre parágrafos 24pt antes e 6pt depois. Títulos primários em caixa alta e negrito, títulos secundários apenas em negrito e títulos terciários sem negrito.
Paginação
O formato do papel a ser utilizado é A4 (210x297mm), com todas as margens (superior, inferior, esquerda e direita) com 3 cm, fonte Calibri, corpo 11 (onze), exceto a identificação dos autores, que deve ser em tamanho 10 (dez), espaçamento entre linhas simples e espaçamento entre parágrafos 0pt antes e 6pt depois (exceto a identificação dos autores, que deve ser sem espaçamento entre parágrafos). Todo o artigo deve ter alinhamento justificado (exceto título, tabelas e figuras, que são centralizados), com recuos esquerdo e direito iguais a zero. O cabeçalho com a identificação do evento deverá ser mantido em todas as páginas do artigo, conforme este modelo.
Numeração das páginas
No rodapé, centralizado, fonte Calibri, corpo 10 (dez).
Figuras e tabelas
Todas as figuras e tabelas devem ser legendadas e citadas no texto. As legendas e fontes devem ser escritas usando a letra Calibri, regular, corpo 10 (dez). As legendas devem ser centralizadas e localizadas acima das figuras e tabelas. As fontes devem ser centralizadas e localizadas abaixo das figuras e tabelas. As figuras e tabelas devem estar próximas à sua citação e centralizadas no corpo do texto. Figuras e tabelas devem ser numeradas consecutivamente.
Citações e notas
Qualquer informação procedente de outros autores deve ter a fonte indicada, conforme ABNT. Citações que excedam três linhas devem ser separadas do corpo do texto, indicadas com duas tabulações e escritas com fonte Calibri corpo 10 (dez), conforme exemplo a seguir.
Para citações que excedam 3 linhas de texto use fonte Calibri, regular, corpo 10, alinhamento à esquerda. Espaçamento entre linhas deve ser simples, recuo de parágrafo de 1,27cm, e espaço de 6 pontos após cada parágrafo de sua citação (Silva, 2011, p.5).
As notas deverão ser inseridas no rodapé da página correspondente em fonte Calibri, corpo 10[1].
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O trabalho deverá estar inserido em um dos eixos temáticos do 7º CIAP, devendo contribuir, por sua relevância, originalidade e atualidade, para que o evento atinja seus objetivos.
Os artigos completos (excluindo elementos pré-textuais e pós-textuais, como título, subtítulo, resumo e referências) deverão possuir entre 6 (seis) e 12 (doze) páginas, contendo no máximo 2mb, em formato pdf.
Os trabalhos aceitos na sua versão final só serão publicados nos anais do evento se pelo menos o autor principal (aquele que submeteu o trabalho) estiver inscrito e com pagamento efetivado no evento.
O uso do papel timbrado da edição atual do evento é obrigatório. O modelo é disponibilizado no site do evento para download.
Atenção! Trabalhos fora da formatação solicitada não serão avaliados/publicados.
AGRADECIMENTOS
Os agradecimentos não constituem item obrigatório, devendo vir no final do texto principal. Na versão enviada para avaliação em PDF, deve-se omitir indicações que possam identificar o trabalho.
REFERÊNCIAS
Somente poderão ser referenciadas na seção “Referências” do artigo obras citadas no mesmo. Essas devem estar em ordem alfabética e seguir a ABNT NBR 6023/2018;
REFERÊNCIAS (EXEMPLOS):
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 5706: Coordenação Modular da Construção– Procedimento. Rio de Janeiro: ABNT, 1977.
ALIER, Joan Martinez. Varieties of Environmentalism. London: Earthscan Publications Ltd, 1997.A FUNÇÃO SOCIAL DA PAISAGEM